UEA e Universidade de Harvard realizam curso colaborativo de saúde. - Papo dos VERAS

UEA e Universidade de Harvard realizam curso colaborativo de saúde.


Hoje (03) a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Escola Superior de Tecnologia (EST), está realizando pela primeira vez uma parceria com a Universidade de Harvard, sediando o "Curso Colaborativo de Campo em Saúde Pública Harvard-Brasil 2024" que se estenderá até o dia 19 de janeiro.

O evento é uma oportunidade para alunos de pós-graduação e funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS) com experiência em pesquisa aprofundarem os conhecimentos em saúde pública como HIV/Aids, malária, tuberculose, sistemas de saúde e nutrição, inclusive com a participação de alunos de Harvard que estão cursando mestrado e doutorado na á

rea de saúde.



No comando do evento está o professor Dr. Darlisom Ferreira, pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e a professora Dra. Márcia Castro, Chefe do Departamento de Saúde Global da Escola de Saúde Publica, representante da Universidade de Harvard.


"Nos já realizamos o curso em outros locais do Brasil e sempre tivemos a intensão de realizar aqui na Amazônia. A ideia doi curso é que os participantes realmente entendam os desafios e oportunidades, mostrando aos participantes o que é o SUS fluvial, o SUS na floresta, as maneiras alternativas e criativas que o sistema de saúde tem para implementar e prover saúde, principalmente às populações ribeirinhase e indígenas. Serão três semanas semanas intensas de aprendizado para todos e inclusive eu me incluo e vou aprender muito também. É uma troca de experiências  então a devolutiva ao produto final desse curso é algo que possa ser utilizado pela cidade em diferente tempos. Nós vamos abordar malária, hiv-aids, tuberculose e sistemas de saúde e nutriçãode. Então, essa é a ideia do curso, ele não é um curso muito tradicional, mas é um curso transformador pra gente que está envolvido quanto os participantes", finalizou a professora Dra. Márcia Castro.

Para o professor Dr. Darlisom, pró-Reitor sa UEA, "essa é uma iniciativa muito importante de internacionalização e tais ações da universidade no seguimento da saúde, especificamente é a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard tem esse curso já alguns anos
e realizar ele em contexto amazônico é uma tipologia de medição, é oportuzinar tanto os brasileiros inscritos quanto aos alunos de Harvard l, a oportunidade de vivenciar 'in loco' experiências exitosas do SUS nas diversas temáticas que o curso colaborativo tem para trabalhar em HIV/Aids, malária, tuberculose, sistemas de saúde e nutrição, no contexto real no Amazonas, e naquilo que é peculiar e de conhecimento de causa dessa região, investir e mostrar as experiências das expertises que se integram ao time de Harvard. O curso não é apenas administrados por eles, nós temos diversos parceiros como a FIOCRUZ, FVS, outros organismos públicos. Ao final será apresentado o resultado dos trabalhos que serão construídos através das realidades que os alunos emergiram durante o curso", completou. 

Imagens: Jefferson Veras/Papo dos Veras 


Nenhum comentário:

CODIGO DO BANNER - PREFEITURA