Festival de Parintins 2026: Amazonastur inicia preparação da Estação do Turismo para receber visitantes na ilha
O encontro reuniu 28 representantes e parceiros da Amazonastur que estarão presentes na Estação do Turismo 2026
Em reunião com órgãos estaduais e parceiros, a Amazonastur abordou as informações do Manual de Operações e Condutas. O alinhamento tem como objetivo reforçar o funcionamento da Estação para recepcionar os visitantes durante os dias do Festival de Parintins 2026.
Sobre a ocasião, o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, destacou a importância no planejamento das ações em proporcionar uma experiência completa aos turistas.
“Esse é o espaço oficial do Governo do Amazonas destinado ao suporte aos visitantes na ilha. Então, requer da gente a máxima atenção e alinhamento para que todos os serviços sejam oferecidos de forma acessível e responsável. É um tópico que o governador Roberto Cidade pediu atenção especial, uma vez que os visitantes são os responsáveis por movimentar o turismo e fomentar a economia local nesse período”, ressaltou o presidente.
Este ano, a Estação do Turismo inclui 28 parceiros entre órgãos estaduais e empresas privadas. O local inclui atividades e ativações que contemplam entrega de brindes, oferta de serviços e informações. A intenção deste momento é que também as secretarias consigam viabilizar serviços à sociedade.
Para a presidente da Cooperativa de Guias do Amazonas, Keila Berquet, a presença na Estação é uma oportunidade para incentivar o turismo para além do festival. “A nossa cooperativa vai proporcionar informações turísticas sobre a cidade e a gente está ali tendo uma oportunidade de mostrar o Amazonas para o mundo. Os guias estarão fazendo esse trabalho, desenvolvendo essas informações tanto da cidade quanto dos passeios turísticos no município”, afirmou Berquet.


O chefe de departamento administrativo da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Roney Fleuri, destacou a Estação do Turismo como uma oportunidade de difundir serviços da secretaria de forma dinâmica. “A Sejusc tem levado, todos os anos, várias atividades para o festival. E este ano não vai ser diferente, vamos levar brincadeiras, quiz, desafios, levando conhecimento e fortalecendo essa conexão da população com os serviços oferecidos, acolhendo esses visitantes nos direitos humanos e cidadania”, declarou.
Outro serviço oferecido na Estação do Turismo, através da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM), é a conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis. “Nós da FVS-RCP vamos estar presentes esse ano oferecendo mais uma vez os métodos de prevenção combinada. O público vai ter acesso aos preservativos e autotestes, que estarão acessíveis no nosso balcão. Essa é uma estratégia fundamental para que a gente possa combater e reduzir os casos e incidência de violência sexual e relações sexuais desprotegidas”, enfatizou o coordenador estadual do programada de HIV/Aids da FVS-AM, Rodrigo Pedroza.
Estação do Turismo
Este ano, o espaço destinado a recepcionar turistas contará com a tradicional distribuição do passaporte de Parintins, além de novas ativações informativas e serviços. O funcionamento para o público será de 24 a 28 de junho, das 9h às 17h30. Em 2025, a Estação recebeu 64 mil visitantes, conforme dados da Amazonastur, consolidando a iniciativa como parada obrigatória durante o festival.
DIVULGAÇÃO: AGÊNCIA AMAZONAS/AMAZONASTUR
Nenhum comentário: