UEA e Potássio do Brasil firmam parceria para impulsionar o desenvolvimento sustentável de Autazes - Papo dos VERAS

UEA e Potássio do Brasil firmam parceria para impulsionar o desenvolvimento sustentável de Autazes

Cooperação possui foco em ações de educação, qualificação profissional e pesquisa voltadas ao desenvolvimento sustentável do município


 MAMNAUS/AM: A reunião ocorreu na Reitoria da UEA e contou com a presença da gestão superior da universidade e de gestores da Potássio do Brasil. A ocasião consolidou as alianças estratégicas para o avanço do Projeto Potássio Autazes, considerado essencial para a segurança alimentar do país e para a redução da dependência brasileira de fertilizantes.


A universidade terá papel estratégico nas áreas de educação, pesquisa aplicada e qualificação de mão de obra local, com participação de docentes e discentes em ações de formação, estágios e desenvolvimento de projetos voltados ao fortalecimento da economia regional e da sustentabilidade ambiental. Com mais de 30 programas socioeconômicos e ambientais, o projeto inclui investimentos em infraestrutura, capacitação profissional e apoio ao Plano Bem Viver Mura, desenvolvido pelo Conselho Indígena Mura (CIM).



Além da UEA, também participam dos Memorandos de Intenções firmados pela Potássio do Brasil a Prefeitura de Autazes, a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Recursos Hídricos (Semir), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Amazonas (Sebrae-AM), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Amazonas (Senar-AM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Amazonas (Senai-AM).


O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou a importância da iniciativa conjunta entre a universidade, o poder público e o setor produtivo: “Essa parceria representa um avanço expressivo para o município, abrangendo áreas como educação, saúde e saneamento básico, de maneira sustentável e integrada às comunidades indígenas e à população local. A iniciativa não se limita à instalação de uma empresa, mas propõe um verdadeiro processo de revitalização, com foco em promover o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida”, afirmou o reitor.



DIVULGAÇÃO: UEA


Nenhum comentário:

CODIGO DO BANNER - PREFEITURA